Perguntas Frequentes

Isto acontece devido ao extravasamento de sangue para fora da veia. Várias situações podem ocorrer para acontecer o hematoma: veias difíceis, muito profundas, ou muito finas, pacientes que sofrem de fragilidade capilar, uso de medicamentos que alteram a c
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida,
Sim. Porém o resultado não será interpretado para detecção de gravidez. Alguns tumores de testículos produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.
Sim. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. Convém lembrar que em excesso pode interferir nos exames de urina.
Não é recomendável a atividade física antes da realização de exames de sangue, uma vez que muitos exames sofrem interferências, como no caso da glicose, leucócitos, CPK, prolactina, creatinina, entre outros.
As orientações fornecidas pelo laboratório servem como um padrão de orientação sobre as condições ideais para a realização dos exames. No entanto, o médico pode se deparar com situações que exigem condições especiais. Assim, sempre que o médico fizer uma
São necessárias fezes frescas coletadas no frasco plástico. No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a 5 colheres plásticas fornecidas com o frasco de coleta. Se as fezes estiverem liquefeitas, pelo menos 10 mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise. As fezes deverão ser coletadas originalmente num frasco coletor com ou sem líquido conservante.
Um número maior de amostras aumenta a possibilidade de se encontrar o parasito ou seus cistos, ovos ou larvas. Mas, é importante que se colete uma pequena amostra a cada dia, preferencialmente em dias alternados.
As bactérias precisam de um tempo para crescer o suficiente para que possamos identificá-las. Por isso aplica-se o termo "cultura", pois precisamos fazer o cultivo do material coletado e aguardar o crescimento de alguma bactéria. Este tempo é muito variado, dependendo do tipo de bactéria pesquisada e do local onde foi feita a coleta.
Nem sempre o parasito, seja protozoário (ameba, giárdia, etc) ou helminto (ascaris, taenia, etc), libera cistos, ovos ou larvas. Estes parasitos têm um ciclo de reprodução, sendo que a liberação de cistos, ovos e larvas não é sistemática, sendo dependente deste ciclo e de forma intermitente.
O PSA pode ser coletado antes de qualquer procedimento urológico, como massagens, biópsias ou ultra-som prostático e ainda sondagem vesical (trans retal). Alguns autores orientam a abstinência sexual de 24 horas antes da coleta. Após massagens e ultra-son
Sim. Isto afeta o resultado de qualquer tipo de cultura de bactérias. Este fato deve ser conhecido pelo seu médico e comunicado à recepcionista do laboratório ao realizar o exame.
Em algumas situações sim. Na maioria dos casos, os exames são complementares a esses quadros infecciosos. Informe seu estado clínico aos coletadores, eles irão anotar em sua ficha de coleta, a ser avaliada pelo pessoal técnico do laboratório.
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Sim. Por exemplo, a coleta de urina em crianças que ainda não têm controle da urina é feita com saco coletor. Um outro exemplo são os exames que necessitam de jejum, que é dispensado para as crianças menores de 1 ano, recomendando-se apenas que a coleta do sangue seja realizada o mais próximo possível da próxima alimentação. Já para crianças de 1 a 5 anos, recomenda-se uma ceia antes de dormir e a coleta do sangue pela manhã, antes do desjejum.
A maioria dos exames pode ser coletado a qualquer hora, contudo, alguns como o ferro e o cortisol, apresentam um ritmo circadiano, ou seja, valores diferentes pela manhã e à tarde.
Não, a nicotina altera uma série de exames hematológicos (Coagulação, Velocidade de Hemossedimentação, CD4, CD8), hormonais (Cortisol, Prolactina, TSH, ACTH, etc.) e testes de Sobrecarga de Glicose (Curvas Glicêmicas), assim, os pacientes devem deixar de fumar antes dos testes.
O consumo de bebida alcóolica não é recomendado na véspera dos exames de sangue, devendo ser evitado, em especial, antes da coleta de sangue para a determinação dos triglicerídeos. Neste caso, recomendamos a abstenção de bebida alcoólica pelo menos 72 horas antes da coleta.

O ISLAB Laboratório

sempre trabalhando para disponibilizar informações de maneira clara e precisa, reuniu as principais dúvidas em relação aos exames mais frequentes para facilitar a sua vida.

Fazer uma Pergunta